quinta-feira, março 05, 2009

Sobre o sono e a personalidade.

Hoje pela manhã assisti à uma reportagem sobre um estudo feito pelo Professor Idzikowski (diretor do Serviço de Avaliação e Aconselhamento sobre o Sono, em Londres) com cerca de mil pessoas, onde dizia que traços da personalidade de uma pessoa podem ser compreendidos pela forma em que ela dorme. Neste estudo foram apontadas as seis principais forma em que costumamos dormir, às quais cito abaixo. Apesar de, particularmente, achar que as definições são um tanto quanto genéricas, resolvi postar aqui o resultado deste estudo, pois as características dadas pela forma em que durmo, coincidiram bastante com os traços de minha personalidade. Segue abaixo o quadro e as definições referente a cada posição.



Fetal (The Foetus) 41%: Os que dormem nessa posição aparentam ser fortes mas na realidade são sensíveis. Quando conhecem pessoas novas ficam inseguras no começo,mas depois se soltam. Está é a postura mais comum, usada por 41% das pessoas que participaram do estudo.

Tronco de Árvore(The Log)15%: Deitado de lado com ambos os braços alinhados. Os que dormem assim são pessoas extrovertidas e sociáveis, adoram fazer parte de grupos sociais, e confiam em desconhecidos. Por outro lado, podem parecer ingênuos.

O Aspirante (The yearner) 13%: As pessoas que dormem assim de lado com braços estirados de frente parecem ser pessoas de naturais e abertas, embora também podem ser receosos e cínicas. São lentas na hora de tomar decisões, mas uma vez tomadas é muito difícil fazer-las mudar de opinião.

O soldado (The Soldier) 8%: Popular de barriga para cima, com os braços esticados. São geralmente reservados e não gostam de agitação, fixam-se em grandes metas.

Queda Livre (Freefall) 7%: Deitado de barriga para baixo com os braços ao redor do travesseiro. São pessoas sociáveis, descaradas, neuróticas, as vezes susceptíveis e odeiam as criticas e situações extremas.
Estrela do Mar (Starfish) 5%: Deitado de barriga para cima com os braços encima do travesseiro. As pessoas que dormem assim são bons amigos, porque sempre estão dispostas a escutar os outros, e proporcionar ajuda quando necessário. Não gostam de ser o centro das atenções.

Fonte: BBC

3 comentários:

kilder disse...

olá...interessante esse lance do sono, mas nao sei durmo em diversas posições, entao nao sei direito qual é o meu tipo...rsssss

bom fds!!!

comumente-kilder.blogspot.com

Guilherme disse...

Eu aparento ser forte, mas na realidade sou sensível... Porém, o que prevalece mesmo é que sou um neurótico, não aceito críticas. E aí? Vai encarar?

Hheheheh

Adélia Carvalho disse...

Que pesquisa mais interessante! Adorei saber dela.E acho que é bem característico de mim a descrição da forma como durmo, além de que, percebi que em fases diferentes da minha vida, vario as formas de dormir instintivamente, talvez, em consequência da necessidade de mudança da postura frente a vida. Estava com saudades de vir ler você, andei meio fora de ares, agora estou voltando! Beijos. Adélia Carvalho.