quarta-feira, dezembro 17, 2008

Na estrada eu digo

Dois homens sentados em um banco que fica a beira de uma estrada de terra. Essa estrada e longa e parece não ter fim tanto para um lado quanto por outro. Faz muito calor, a expressão dos dois homens e de absoluto cansaço.

1 – Encontrei-me com um desconhecido e disse o que aconteceu com a gente.
2 – Por quê?
1 – É mais fácil dizer para quem não conhecemos. (como num suspiro) As coisas ficam mais leve.
2 – Contou por contar?
1 – Por necessidade.

(tempo)

2 – E agora como se sente?
1 – Ele ouviu e depois foi embora. Não mudou muita coisa. (para o outro) Da mesma forma.
2 – Não adiantou muita coisa.
1 – A gente sempre espera uma resposta, não é?

(tempo)

2 – Conta pra mim...
1 – O que eu contei para aquele desconhecido? (Pausa) Não posso.
2 – Por quê?
1 – Porque é sobre você. Disse a ele o que gostaria de dizer para você, mas que não tive coragem. Ainda...
2 – Eu não vou ficar esperando o tempo todo.
1 – Eu não quero que me espere.
2 – Eu sozinho não dou conta.
1 – Então me espere...

(tempo)

2 – Sobre o que aconteceu com a gente, que fique só entre a gente. Se mais alguém souber teremos que explicar e explicar e explicar...
1 – Pensei que não ligava.
2 – De uma maneira ou de outra a gente sempre liga.

(tempo)

1 – Eu vou ter que sair por uns tempos. Você me espera...
2 – Eu não posso esperar por muito tempo.
1 – Eu sei. É só o tempo de encontrar um outro desconhecido.
2 – Pra quê?
1 – Para ver se dessa vez recebo uma resposta.
2 – Esperarei um tempo, depois irei embora.
1 – ...
2 – Se não tiver sua resposta não terá a minha.
1 – E qual é a pergunta?
2 – Não tenho coragem de dizer, ainda... Na estrada eu digo.

(tempo)

1 – A gente vai pra onde depois daqui?
2 – (apontando um dos lados) Por esse lado a estrada leva pra uma cidade bem pequena.
1 – É longe.
2 – Se já tiver a sua resposta, não.

(tempo)

1 – Eu vou procurar um desconhecido...
2 – (pausa) Eu esperarei...
1 – (interrompendo) Não me espere por muito tempo, talvez não dê tempo de voltar.

(Saindo)

2 – (Num rompante) Se encontrar um desconhecido...
1 – (Voltando) O quê?
2 – Se encontrar um desconhecido diga a ele que eu ainda estarei te esperando, mesmo que não volte. E que o que aconteceu entre nós dois é para todo mundo ficar sabendo.
1 – Eu digo sim...

(Sai de cena. O homem 2 permanece sentado enquanto vê o outro caminhar pela longa estrada de terra)

[renato ribeiro]

Nenhum comentário: